LEITURA NERD VI – Sorria!!

Ladies e gentleman, today is a very special day… Is a night of bats. =Pp

Piadas a parte amanhã estréia no circuito nacional o último (será?) filme da saga do Morcegão concebida pelo Nolan. Enquanto amanhã não chega o Leitura Nerd traz especialmente para entrar no clima uma das hq’s mais clássicas do homem-morcego, bem como do reino das historinhas ilustradas.

A Piada Mortal – Graphic Novels #5 – Setembro 1988
 DC Comics – EditoraAbril
Alan Moore e Brian Bolland 




Como disse mais acima é uma das histórias mais cult do Batman e junto com O Cavaleiro das Trevas ocupa a posição de obra-prima do universo dos super-heróis (em questão de roteiro) e claro, elevam o Coringa (JokeR) a uma posição admirável a um vilão, a de o mesmo lado da moeda: Loucura e Sanidade. Apesar de todos os créditos sempre irem para o sr. Moore (que é meticuloso nos seus scripts, é verdade), muito da obra há de se creditar aos desenhos de Brian Bolland que faz aquele velho palhaço bufão dar medo diante de seu olhar totalmente insano. A história do vilão que usa pasta d’água é recontada, mas o que muitos não prestam atenção é que o próprio Joker comenta para si mesmo que aquele passado pode ser verdadeiro ou não, tudo depende do dia e de seu humor, e que olhar para o passado é totalmente desagradável. Nisso o Coringa do Nolan é parecido, e só. Hei de confessar que não concordo com quem diga que é a versão definitiva do palhaço insandecido. Nesse passado mostrado o vilão mais (fatalmente) engraçado dos quadrinhos tinha uma esposa e um filho a caminho e desesperado com a vida que podia dar a seus amados resolve se meter em um trambique, não um crime, mas um trambique mesmo sendo usado de marionete. Porém a roda do destino virou e sua esposa (que amava ele muito) foi pro beleléu o que junto com o “acidente” girou a manivela da doidice naquela cachola de minhoca. E é nisso que Alan Moore apostou suas fichas, que o que transformou o Coringa em um psicopata foi um dia ruim, algo que pode acontecer a qualquer um: Aconteceu com o Batman, aconteceu com o Comissário Gordon, aconteceu com a Bárbara Gordon… Enfim, é nessa relação Joker/Batman que as luzes dos holofotes são lançadas mostrando uma tentativa de ambas as partes de mostrar o que os motivas e que isso tudo vai matar a ambos. E claro, aquilo que todo fã do Batman sabe… que o Batman é tão louco, ou quem sabe mais, que o seu pior inimigo.

Só um comentário – Ou mais -, o Batmóvel nunca esteve tão feio (parece um Denguemóvel), existe a velha dúvida que é debate por muitos se Bárbara foi ou não abusada e a foto mais queima filme do “natal na casa do Batimá” com direito a Batgirl e Batwoman, haha.

Comics

#1 – Hulk #38 – 90
#2 – O Homem Aranha #146 – 87
#3 A Piada Mortal – Graphic Novels #5- 86
#4 O Homem-Aranha #3 – 82
#5 –  Grandes Encontros Marvel & DC #3Batman vs O incrível Hulk – 75
#6 – Dylan Dog #12 – 72

Mangás

#1 – Yu Yu Hakushô #1 – 94

 

E agora eu vou contar uma piada que eu lembrei…

Toma Rumo Guri!!